domingo, agosto 03, 2003

Hábitos Romanos

Na Divina Comédia, de Dante, o poeta romano Virgílio serve de guia ao autor na sua visita ao Inferno e ao Purgatório. Como o poeta morreu antes do advento do cristianismo, estava automaticamente excluído do Paraíso. Mas as suas virtudes humanas foram reconhecidas, e foi colocado no círculo mais suave do Inferno, onde apenas se ouvem lamentos e longe das enormes e eternas provações de outros círculos. Mas Virgílio também poderia ser condenado ao Inferno por heresia já que organizou um funeral solene para uma mosca doméstica, onde nem faltou um mausoléu.
Não será isto de estranhar para um povo que criava pequenos ratinhos para os comer vivos, depois de untados com mel. Diziam que o melhor do petisco eram as cócegas que os pequenos animais faziam ao passarem pela garganta.
Outro hábito estranho estava na forma das mulheres branquearem o rosto, utilizando uma mistura de alvaiade, excrementos de crocodilo e resíduos de chumbo. Hábitos estranhos numa sociedade puritana, em que não era permitido às mulheres se despirem completamente frente aos seus maridos. Por outro lado, os homens testemunhavam, não utilizando a Bíblia, mas agarrando os testículos com a mão direita, sendo essa a origem da palavra testemunhar. Actualmente, Roma ainda alberga o estado mais puritano de todos, onde nunca nascem crianças - o Vaticano.

Algumas das curiosidades aqui apresentadas constam do "Almanaque do Incrível", que faz parte nº 64 da revista Super Interessante. Voltarei a Falar da Roma Antiga e do Império Romano, a propósito do imperialismo tão falado nestes dias.