segunda-feira, agosto 11, 2003

Porque se come tão mal em Lisboa?


Dois restaurantes lado a lado, ambos de pequenas dimensões, ambos servem almoços a preços módicos - coisa vulgar em Lisboa. Imaginem que um deles tem boa comida, bom serviço, espaço adequado, bom ambiente. O outro o oposto, comida medíocre, mau serviço, espaço apertado e com muito barulho. Seria de esperar que este último restaurante estivesse vazio e mais tarde ou mais cedo tivesse de encerrar, mas não. Ambos os restaurantes terão o mesmo sucesso, ambos estarão cheios. E porquê? Porque as pessoas não têm critérios, não pensam, não sentem e, em última análise, não vivem.

Todos os dias, milhares de pessoas em Lisboa almoçam no mesmo restaurante de sempre, à mesma hora, sempre com as mesmas pessoas. Não querem ter o trabalho de se questionarem: «Não poderiam fazer diferente? Não podia ir almoçar a outro local?» Mas não fazem essa pergunta, porque sabem que seria a primeira de muitas incómodas e mais vale ir levando paulatinamente a sua depressão controlada. E se lhes perguntarem, porque razão comem naquele local tão deplorável, respostas não faltam: Para mim o comer até é bom; Não gosto da comida mas venho aqui por causa do café; Fica mesmo ao lado do trabalho; Já estou habituado...

Os bons restaurantes não são premiados, os maus não são castigados. Para quê fazer melhor? E não fazem, excepto raras excepções.