sexta-feira, agosto 15, 2003

A imagem dos brasileiros em Portugal


Sempre achei revoltante a forma como eram caracterizados certos grupos étnicos nos filmes americanos. Em particular, índios, negros e hispânicos eram, e ainda são muitas vezes, vistos como criminosos, delinquentes, idiotas. A caricatura resulta, mesmo que apenas no inconsciente, levando a identificar todo um grupo pelos exemplos cinematográficos.

De forma idêntica, em Portugal nos últimos anos, os brasileiros começaram a ser avaliados pelos papeis que vão desempenhando na TV. Numa série, filme ou talk show portugueses, se aparece um burlão palavroso, um fanático religioso, uma prostituta, o papel será quase sempre desempenhado por um brasileiro(a). Terá isto algum efeito? São os próprios brasileiros que dizem que no passado eram muito melhor recebidos por cá, sendo agora muitas vezes vistos com desconfiança. Não esqueçamos que os portugueses em geral desconhecem o que é o Brasil, identificando o país apenas pelo samba, calor, favelas e desigualdade social e ignorando a vitalidade da cultura brasileira, a força dos seus artistas, músicos, escritores, e até a sabedoria do povo.

Será este apenas um problema para os brasileiros resolverem ou será um defeito de Portugal que só consegue dar visibilidade ao lado negro das pessoas? A imagem de Portugal no Brasil também não é famosa, mas essa é outra conversa, por remeter a uma história mais antiga e de outra natureza.