quinta-feira, setembro 25, 2003

Anti-Americanismo - Três tipologias fundamentais


Num mundo global, como é o em que vivemos, são necessárias forças agregadoras para evitar que o sistema social entre em colapso. A “força” que actualmente mais povos agrega em todo o mundo é o anti-americanismo (AA). Devido ao sucesso que tem obtido também em Portugal, decidi fazer uma descrição dos 3 tipos fundamentais de AA. Leia com atenção e decida qual dos formatos melhor se adapta à sua personalidade.

Anti-Americano Primário (AAP): O AAP tem um profundo desconhecimento sobre os EUA. Nada sabe da sua história, nem dos hábitos culturais. Para o AAP todos os americanos são iguais, todos pensam de igual forma, todos falam com o mesmo sotaque, todos são burros e todos são maus. No entanto, o AAP é muitas vezes um ardente consumidor dos maus produtos americanos (grande parte dos filmes, séries, comida rápida e música oriundas deste país). O AAP não é fanático nem particularmente incisivo nas suas posições, podendo tornar-se num Pró-Americano Primário com grande facilidade.

Anti-Americano Ideológico (AAI): O AAI acredita que nasceu e vai morrer anti-americano. O AAI é pródigo em teorias que justificam as suas posições e que, periodicamente, encontram eco na sociedade. Os AAI autênticos são relativamente raros. Poder-se-ia pensar que nas manisfestações da moda (anti-globalização, anti-americanas, anti-conflitos-onde -entrem-os-americanos) são compostas na sua maioria por AAI. Mas é um engano, porque grande parte dos intervenientes são meros AAP. Mas os AAI têm um papel relevante como organizadores e dinamizadores aguerridos, dizendo as palavras de ódio certas nos momentos certos, dando assim alma à massa amorfa de AAP. Os AAI surpreendem-nos muitas vezes com um conhecimento profundo sobre os EUA, que poderá até parecer admiração, que depois se transformou em inveja.

Anti-Americano Evoluído (AAE): Os AAP não gostam de ser confundidos com os outros dois tipos de AA, achando-se superiores a estes. Os AAE defendem todas as posições com uma convicção que nos espanta, muitas vezes entrando em contradição com ideias que defenderam anteriormente. Quando confrontado com isto, o AAE explica-nos paternalmente as suas razões, que têm por fundo a ideia: «Eu sou coerente, você é que não é inteligente o suficiente para me perceber isso.» O AAE fala frequentemente na TV em momentos de crise, onde consegue mostrar um ar superior e ao mesmo tempo fútil. Alguns AAE ganham notoriedade escrevendo livros que fazem um grande furor, ganhando a reputação de serem mentes brilhantes, que infelizmente se perde mais tarde com essa coisa dos “factos”. Tal como o AAP, o AAE tem grande facilidade em mudar de campo, tornando-se num PAE (Pró-Americano Evoluído) se as circunstâncias se revelarem apropriadas para isso.

Todos estes AA têm em comum o facto de nehum deles se assumir como AA. Estas tipologias fazem sentido sobretudo a nível europeu, e em especial em Portugal. No resto do mundo é crecente um outro tipo de AA, o AAA ou 3A (Anti-Americano Assumido). Este tipo de AA é diferente de todos os outros, e o seu anti-americanismo é mais real e mais profundo que os anteriores, estando muitas vezes relacionado com razões históricas que os envolveram de facto com americanos. Trata-se de um assunto vasto e que merece uma atenção especial e mais séria, que não será aqui dada por agora.