segunda-feira, outubro 20, 2003

Telivisão é cultura


Houve um tempo em que o povo dizia que a televisão era cultura, a altura apenas a RTP. Muitos pais, que não tinham tido acesso a meios de informação e conhecimento, viam na TV uma forma dos seus filhos irem mais longe que eles, ficarem mais cultos. Era uma visão ingénua, de esperanças nesse exterior (TV), mas talvez com algum fundo de verdade.

Com o nascimento das televisões privadas, a ideia da televisão como cultura desapareceu completamente. A TV passou a ser espectáculo fácil, desprezo pelos rituais (o anterior cumprimento dos horários por parte da RTP era como que um ritual para as pessoas), afastamento da realidade, xarope emocional.

Com o aparecimento da TV por cabo, a “cultura” voltou em força. Canais como o Arte, Odisseia, História, National Geografic, Mezzo, Peopel and Arts, BBC Learning, já deverão ter apresentado nestes anos mais documentários, programas culturais, científicos, etc. que a RTP ao longo de dezenas de anos.

Mas agora será tarde demais. A generalidade das pessoas já não passa sem a medicamentação diária dos canais generalistas, não tendo paciência para algo mais – é essa nossa cultura.