domingo, outubro 05, 2003

O sexo e a mentira


Estava eu a fazer zapping num destes fins de semana, quando deparo com o programa “Sexappeal”, emitido pela Sic escandalosas horas da noite. Chamou-me a atenção um questionário sobre sexo. Não era um questionário de rua mas de centro comercial, talvez um local considerado mais erótico. Foram entrevistadas cerca de 10 pessoas sobre duas questões muito simples.

Primeiro perguntaram o que era um 69. Todos deram a entender que sabiam o que era, mas apenas dos inquiridos referiu explicitamente que dizia respeito a sexo oral. Fiquei um pouco surprrendido com isto, porque actualmente está na moda as pessoas fazerem-se passar por muito liberais em relação ao sexo, e que são muito activas e iventivas, mas depois não conseguem falar das coisas em concreto, de forma simples mas apenas com meias palavras.

Depois, perguntaram como era a posição do missionário. Pensei que era uma pergunta básica demais e que qualquer adolescente sabia a resposta, mas aqueles adultos não. Boa parte disse nunca ter ouvido falar. Outros diziam que, tal como o nome indicava, nessa posição uma das pessoas estava de pé e oura de joelhos (supostamente a rezar). Ainda mais surpreendente foi uma das respostas, algo do género: «Então a posição do missionário é a única aceite pela Igreja. É por trás...»

Esta sucessão de respostas atabalhoadas e surpreendentes pode ser cómica. Mas a ignorância e a dificuldade de falar sobre sexo são também sinal de atraso cultural. Muitas pessoas nao se interessam minimamente pela verdade, preferindo fazer associações fáceis e nunca dar o braço a torcer. Não percebem que isto também é mentir?