terça-feira, outubro 14, 2003

A heresia de falar sobre o Big Brother (3)


O QUE TEM ESTE BB A MENOS QUE OS OUTROS?

Saio do trabalho, fim de tarde, e deparo, no outro lado da rua, com um outdoor. Trata-se dos participantes do BB4. Cada um deles foi fotografado em separado e depois efectuada uma cuidadosa montagem. A iluminação cautelosamente escolhida, não existem sombras rígidas, todos ficando com um tom de pele idêntico, bronzeado e atraente.

O BB4 tem um novo formato, mais intriguista, visualmente mais atractivo. Mas o sucesso não é o esperado e, em consequência, vai ficando relegado para depois da meia noite, após as abomináveis telenovelas da TVI. As pessoas acham o programa diferente, os concorrentes menos interessantes, mas o que terá mudado? O que realmente mudou foram os espectadores. A experiência básica de cada participante não se altera muito. Quem apenas se interessava pela intriga sai desiludido, as possibilidades a este nível são limitadas e tudo se parece repetir de alguma forma. Desilusão também foram as prometidas cenas escaldantes – como se isto pudesse ser novidade numa TV cheia de sexo.

Por incrível que possa parecer, este BB só é realmente interessante para dois tipos de pessoas: Os muito broncos, que comem tudo o que se lhes ponha à frente; ou então os mais sensíveis, que conseguem apreender a alma humana em cada pequena coisa que acontece.