quarta-feira, junho 16, 2004

A vida sexual do macho lusitano como metáfora do comportamento do eleitorado político


O PSD/CDS, por estarem actualmente no governo, representam a esposa. O Macho Lusitano (ML) já perdeu o encanto que teve pela esposa, que nunca fora muito, diga-se. A esposa é austera, não o acompanha em loucuras. O ML ficou farto, quer novas excitações, mas por enquanto ainda lhe dão bastante jeito os serviços prestados pela esposa, que lhe vai arrumando a casa.

O PS representa a amante, aquela que em tempos deixou o ML na ruína, por ser caprichosa e irresponsável. O ML prometeu esquecê-la, mas o apelo da amante foi irresistível, pela aventura, pelo perigo, pela loucura. Na verdade, não interessa quem é a amante e a esposa, porque elas se transmudam em ciclos regulares.

BE é a Lolita na vida do ML, a jovem que o provoca com sorrisos e olhares. O ML sente-se invadido por fantasias com esta Lolita, imaginando-a frágil, dócil e à sua mercê. Na verdade, é a Lolita que friamente controla o ML, escondendo a sua verdadeira natureza manipuladora.

PCP é a mulher mais velha com quem o ML perdeu a virgindade. Trata-se de uma recordação difícil de apagar, que o ML vê de forma ambígua. Se por um lado lhe repugna, por vezes ainda tem vontade de se encontrar com ela mais uma vez.