quinta-feira, junho 03, 2004

O adeus de Mourinho


Mourinho foi embora sem dizer adeus. A tristeza na final da liga dos campeões foi inegável, começando agora a ser explicada por questões de ameaças. Acho pertinente ver porque razões muitos portugueses não gostam de Mourinho, apesar de o admirarem. Talvez por o treinador expor as fragilidades e mediocridades lusas com o seu exemplo bastante afastado da modo português.

Mourinho é inegavelmente arrogante. Mas se ele é mesmo bom, que seja arrogante, pelo menos tem boas razões para isso. No entanto, revelou também uma tendência cretina para humilhar os adversários em público (fazê-lo junto aos jogadores até pode dar frutos).

Pinto da Costa (PC) parece não ter gostado muito que Mourinho o tenha superado em muito. A figura antes mítica do presidente do FCP eclipsou-se. Parece que ocorreu uma transferência no imaginário colectivo de PC para Mourinho. Costumava-se dizer que no FCP o que contava era a liderança de PC e qualquer treinador seria campeão. Rapidamente, a figura de Mourinho elevou-se aos céus e PC viu-se relegado para um plano quase inexistente (na imagem pública, porque o papel de PC será ainda importante).

Talvez agora que Mourinho esteja no estrangeiro os portugueses passem a gostar mais dele, por representar o nosso país. Talvez também Mourinho passe a gostar mais dos portugueses quando perceber que fomos demasiado benevolentes quando ele passou dos limites.