sábado, dezembro 24, 2005

O regresso do menino Jesus

O país está a ser invadido por Pais Natal minúsculos que andam a escalar paredes de habitações. Não sei bem explicar este fenómeno, que está a atingir proporções quase idênticas ao das bandeiras durante o euro (este com uma óbvia explicação, quer se tenha aderido ou não). Já não bastava o consumismo natalício, que todas as boas consciências fazem questão de denunciar (outro fenómeno que não entendo), vem agora mais uma moda sem sentido que torna o Natal mais pagão ainda.

Aparentemente, acrescento eu. Penso que o Natal se tornou numa época que ganhou 2 significados. Para além deste, das prendas e do exibicionismo, o catolicismo parece ter ganho nova força. Estranho para alguns, que já consideravam a ICAR uma instituição em vias de extinção. O ressurgimento do catolicismo está a fazer-se lentamente e de forma quase secreta. Jovens com ar normal enchem algumas igrejas. Pessoas de uma ou duas gerações posteriores voltaram a ganhar interesse pela igreja. Não se limitam a ir à missa, vão a reuniões para melhor compreender as escrituras.

Não tenho números, não sei se esta re-evangelização está de facto a ocorrer um pouco por todo o lado ou se estou a ser influenciado por alguns exemplos excepcionais.