terça-feira, agosto 28, 2007

Civilização e religião (18)

REFLEXÕES DO ACTUAL PAPA (1)

Algumas reflexões sobre a Europa encontram-se no livro “Europa – Os seus fundamentos hoje e Amanhã”, pelo então cardeal Joseph Ratzinger (editora Paulus).

Apesar da Europa se definir formalmente pela geografia, só a podemos compreender como um conceito cultural e histórico. Apenas desta forma as próprias evoluções no terreno são estendíveis. A primeira noção de um continente europeu identificou-se com o sacro Império Romano, cujas fronteiras nada têm a ver com aquilo que hoje chamamos Europa. O antigo império rodeava o Mediterrâneo mas com a sua dissolução e, mais tarde, com o avanço triunfal do Islão, este mar passa a ser uma fronteira entre Europa e África.


A fragmentação do Império Romano não terminou a vontade de expandir o império de Cristo. Por um lado ocorreu a expansão para norte, onde a Gália, a Germânia e a Britânia ganharam relevo. A oriente ainda permaneceu o antigo império, agora com a Capital em Bizâncio, que mudará de nome para Constantinopla. Nasceu aqui o cristianismo ortodoxo que depois se espalhou para o mundo eslavo e para a Rússia. Mas a antiga capital ainda teve de mudar de nome para Istambul, depois de cair em 1453 na mão dos turcos. Assim Moscovo acabou por se reclamar como a capital da ortodoxia. No ocidente ocorreu a fractura com o norte protestante e o sul católico, com idêntica transposição para as Américas.

Esta história baseia-se na ideia de construir um império com base na transcendência. Tendo convertido povos bárbaros, dado e recebido influências em relação a outras culturas antigas, a ideia base apenas foi contrariada a partir de dentro, com a Revolução Francesa. Criou-se a ideia de que o Estado deve apenas basear-se na razão e todas as questões de fé devem ser estritamente privadas. As limitações desta concepção deviam ser evidentes se pensarmos que os Estados que a iriam adoptar iram quase todos, mais tarde ou mais cedo, acabar na mão de ditadores.