quinta-feira, outubro 02, 2003

O ginásio dos puros


Psiquiatras, psicólogos e psicanalistas cuidem-se! A cultura física parece estar de volta, agora é o ginásio a nova moda. Começa a ser uma falta de estatuto social não ir ao ginásio regularmente. Também as práticas aparentemente mais espirituais parecem estar em alta: Yoga, Tai Chi, artes marciais, modalidades recentes que misturam, p.e., Karaté música e dança. E também práticas ao ar livre de todo o género, desde as chamadas radicais às mais clássicas, têm cada vez mais adeptos.

Será que a cultura do centro comercial, fast food, sofá e comando de TV está a chegar ao fim, para dar lugar a uma cultura física mais saudável? Talvez, mas nem sempre as mudanças são no sentido que parecem apontar. Esta nova cultura física parece-me pouco natural, as pessoas têm necessidade de falar do seu ginásio frequentemente, como se o mais importante fosse o aspecto social. E por trás do aparente entusiasmo que revelam por palavras, pelos seus actos, atitudes e expressões, as pessoas parecem-me tão apáticas e com tanta falta de interesse pela vida como sempre.

O ginásio não dá um sentido para as práticas físicas, é tudo demasiado orientado para os resultados exteriores. É o chamado exercício burro, em que a pessoa não está bem consciente de si mesma e sem essa consciência os ginastas não vão passar dos mesmos “débeis emocionais” de sempre. Por outro lado, há aqueles que se agarram às práticas “mais espirituais” e lhes tentam dar sentidos grandiosos, mas completamente irreais. Os charlatões ganham mercado, com promessas aliciantes, enquanto os professores honestos acabam por ser abandonados pelos alunos por não dizerem aquilo que se quer ouvir.

Resta saber se esta cultura física irá beneficiar o corpo e também a mente, como diziam os antigos gregos, ou será apenas mais uma fonte de distúrbios emocionais. Neste último caso, vai haver ainda mais trabalho para psiquiatras, psicólogos e psicanalistas.

Ainda sobre esta temática, um pequeno apontamento histórico. Hitler era vegetariano, adepto da cultura física e da vida nas montanhas, um puro que chegou a ser considerado homem do ano pela revista Time. Churchill era um bebedor, fumador de charutos (até que um modelo ficou com o seu nome), um impuro, bastante insultado no seu tempo, de forma semelhante ao que acontece actualmente com Bush. Actualmente Churchill é considerado um dos maiores estadistas de sempre e a pureza de Hitler foi aquilo que sabemos.