quinta-feira, outubro 23, 2003

Que coisa é essa do MBA?


Andam a perguntar-me que movimentações são estas no blog, em que num repente foram acrescentados links de outros blogs, numa união que foi mudando de nome. A ideia é muito simples, trata-se de promover a solidariedade entre alguns blogs que, penso, estavam injustamente esquecidos. E isso faz-se com a mútua referência.

Com algum espanto meu, quase todos os convites efectuados foram aceites. Entretanto, mais dois blogs mostraram interesse em fazer parte do grupo, que actualmente é composto por 9 elementos. Os resultados, em termos de audiências, são óbvios. As audiências diárias deste blog mais que duplicaram, e os dados do contador “Bravenet” mostram que boa parte dos acessos são efectuados a partir de outros blogs da união.

Inicialmente foi proposto o nome UBM – União de Blogs Modestos. As primeiras reacções não foram muito favoráveis, tendo sido proposto em alternativa IBM – Interesting Blog Movement. Também não reuniu consenso, especialmente por ser em inglês. Em reacção, alguém sugeriu algo bem português, BROA - Bloggers Rebeldes Opinam Aqui! Para tentar ainda aproveitar a sigla IBM, foi sugerido passá-la para português, como Irmandade de Blogs Misteriosos (ou Mal-entendidos, Maledicentes, etc). Entretanto, alguns manifestaram-se a favor de UBM, tornando a coisa um pouco caótica. A última proposta de nome foi MBA – Movimento Blog Alternativo, tendo sido a que reuniu maior consenso e actualmente consta em 6 dos 9 blogs.


Ainda estamos longe de saber se este movimento poderá ser algum dia um case study de metabloguismo. No que me diz respeito, quero analisar nos próximos tempos o conteúdo dos outros blogs a fundo, e se todos fizerem um pouco isso, talvez se gere aqui alguma dinâmica de grupo espontaneamente. Tudo é diferente quando ainda se está no tempo dos pioneiros.