quarta-feira, dezembro 03, 2003

Metabloguismo (2)


AGORA JÁ FAÇO PARTE DO GRUPO DOS PODEROSOS?
Esta deve ver a pergunta, inconfessa, que muitos fazem depois de criarem um blog. Será que as minhas preciosas opiniões irão deixar o anonimato e agora influenciar o rumo da blogosfera e, quem sabe, ecoar ainda mais alto? É esta a sensação que fico ao ler vários blogs que opinam sobre as últimas. É certo que muitos opinam com qualidade, escrevendo com inteligência e conhecimento de causa, sendo uns autênticos servidores públicos.

Mas o que se generaliza é a propagação de posts previsíveis, em que o blogger mostra uma ânsia em mostrar serviço. Muitos parecem fazer isto apenas para receber afecto de outros, esperando a retribuição dos que têm os mesmos ódios em comum. Para isso, é muitas vezes usado humor, onde se ridicularizam os adversários, tentando substituir a realidade pela caricatura e tornar esta como o novo ponto de partida. Aliás, já foi notado que um dos grandes problemas da "Sociedade da Informação" reside nos que a divulgam tomarem com frequência os seus desejos pela realidade.

A blogosfera também parece ter motivado os mais ideológicos. As roupagens são diferentes das do passado, mas existem vários blogs assumidamente de esquerda e de direita que se tornaram referências, para além de mais uma parafernália outras tendências. No entanto, acho que os realmente ideológicos são raros. A maioria tenta-se colar ao rótulo que lhe está mais próximo (medo da solidão?), mas aparentam uma certa fragilidade e falta de convicção. Os ideológicos a sério parecem incansáveis, sem dúvidas e determinados. Seja lá como for, fico com a sensação que a guerra civil já esteve mais longe.

Nós bloggers, mostramos muitas vezes uma ânsia de poder. Queremos influenciar, controlar. Mas é bom lembrar que o verdadeiro poder não reside em controlar os outros mas a si mesmo. Ninguém sabe ainda qual será o peso da blogosfera no desenrolar da vida política e social do país. Talvez um post, só por si, nunca originará a demissão de um ministro ou a eleição de um deputado. Mas mais interessante que estes acontecimento pontuais seria uma mudança mais profunda a nível social. Talvez daqui a alguns anos se possa dizer que antes dos blogs fazia-se assim, agora evoluímos graças ao trabalho lento e invisível dos bloggers, que fizeram evoluir mentalidades, acabar com certos hábitos e começar outros. Essa mudança nada de extraordinário tem, porque mudar é a essência das coisas. Resta saber se queremos receber essa mudança com relutância, tentando evitá-la ou então sermos nós aqueles que provocam a mudança. Ou então, antecipamos a mudança, sem nos preocuparmos muito com ela.