sexta-feira, junho 18, 2004

Metabloguismo – Os vários tipos de comentários


Tenho vindo a reparar neste tempo de permanência na blogoesfera (cerca de um ano, o blog um pouco menos) que os tipos de comentários aos posts caiem em alguns tipos fundamentais. Elaboro aqui uma tipologia, que não pretende ser académica, mas apenas descritiva da minha visão.

I. Comentário Superior - É o comentário que excede o post original, que vai mais além. Que o corrige delicadamente (caso seja necessário) e abre novas portas. Qualquer blogger honesto gosta de ter estes comentários, que o fazem pensar, mexer, abrir novas perspectivas. Trata-se de um bom estímulo, sempre bem vindo.

II. Comentário Dissonante - Apesar de discordantes são honestos. São muito comuns nos blogs políticos e mais ideológicos, em que a “outra parte” gosta de rebater. Excluindo os comentários puramente insultuosos, estes comentários mostram uma compreensão pelo post, sendo a discordância quase inevitável devido a ideias (ou crenças) de base.

III. Comentário Consonante - Neste caso, quem comenta partilha da visão expressa no post. No entanto, é muito frequente a concordância não ser total e existirem sempre alguns reparos. A diferença fundamental para o comentário superior é que este tipo não vem acrescentar nada de fundamental ao post, funcionando muitas vezes como um “anexo” com informações valiosas, mas que não mudam a tónica original do post .


IV. Comentário Pavloviano - Este tipo de comentário é bastante curioso e difícil de explicar. Aparentemente, há muitas pessoas a ler blogs e que acabam por comentar aquilo que não está lá escrito. Comentam quase com raiva, como se tivessem sido ofendidas. A minha interpretação é que estas pessoas lêem tudo demasiado rápido, sem grande cuidado, sendo a sua atenção chamada por algumas palavras chave que lhes despertam campainhas. Campainhas essas que dizem apenas: Atacar! Não é fácil de distinguir, por vezes, do comentário insultuoso.

V. Comentário Insultuoso - O insulto pretende ofender, mas mais que isso. O insulto, se pegar, nega ao insultado a seu direito a existir. Insultado e insulto passam a confundir-se. Apesar de todos os comentários poderem ser anónimos, com maior ou menor dificuldade, a quantidade de insultos na blogoesfera não é muito grande, mostrando que existe aqui um razoável sentido de ética.

VIa. Comentário de Elogio Puro - Trata-se do elogio sentido, muitas vezes fruto de arrebatamento. Claro que são raros porque é também raro existirem textos excepcionais que os mereçam.

VIb. Comentário de Elogio por Defeito - Convém não confundir com a tipologia anterior. Há quem elogie tudo, sem usar critério algum. Muitas vezes, não passa de uma forma de chamar atenção para si mesmo, sendo feito de forma consciente ou inconsciente.

VII. Comentário Lírico - Algumas pessoas não resistem em embelezar todo e qualquer assunto. Alguns temas prestam-se a isso, outros nem por isso (a não ser que seja feito de forma sublime). Pode ser apenas uma meio de exprimir a sensibilidade ou de mostrar arrogância dissimulada. Por vezes, todos acabamos por ser líricos...

VIII. Comentário Paternalista - É, porventura, o mais irritante de todos os comentários. A blogoesfera é sobretudo um meio de expressão e de informação, mas não de aprendizagem. A atitude paternalista não procura ensinar nada, sendo a sua principal função manter as diferenças de estatuto e, mais que isso, salientá-las de forma bem visível.

IX. Comentário Bem-disposto - Este tipo de comentário, talvez o mais frequente, é o melhor barómetro para a análise emocional de um blog. Se um blog não tem, com regularidade, comentários destes, é porque o tom geral é muito cinzento, crispado. O comentário bem-disposto reflecte que quem comenta se sentiu bem ao ler o post.

X. Comentário ao Comentário - Podem englobar todas as categorias anteriores. São mais frequentes em fóruns do que em blogs. Mostram muitas vezes como certos temas apaixonam as pessoas. Estão com frequência associados a conflitos, mas poucas vezes se faz luz nestas “repostas a respostas”, porque cada um fica sempre na sua.