quinta-feira, maio 06, 2004

O meu cartaz é mais estúpido que o teu


Quem chega a Setúbal, no final da A12, pode ver os cartazes das 4 forças políticas mais mediáticas. Alguém desprevenido ficaria confuso sobre o seu propósito, que longe está de mostrar ser as eleições europeias. Afinal de contas, isso também interessa aos próprios partidos. PS e PSD sobre a Europa têm as mesmas visões. E de resto, o que acontece com muita frequência é todos os deputados portugueses no parlamento europeu a votarem em bloco, independentemente da cor política, a bem do interesse nacional. Por isso, apesar das decisões europeias serem cada vez mais determinantes para Portugal, estas eleições de pouco valem. Mas claro que servem para fazer aqueles joguinhos que nós tanto apreciamos.

Admito que o melhor cartaz é o do BE. Concedo também ser o mais estúpido. Na verdade, o bloco não necessita de qualquer pretexto para colocar “outdoors”, aliás, é essa a sua razão de ser: Mostrarem-se na TV, nas paredes, na rádio, no parlamento. Aparecer, gritar, falar bonito, ser contra os maldosos deste mundo. Com uma simplicidade desarmante, o cartaz do BE mostra os 4 “líderes”, da guerra do Iraque. “Eles mentem, eles perdem”. Poderia ser mais simples e eficaz, assim já com a imagem de Aznar a preto e branco? Claro que Aznar não perdeu nada porque nem sequer concorreu às eleições, mas foi o seu partido e daí se torna fácil fazer a relação. Os outros, que se saibam também não perderam nada. Mas o facto é que, para quem é susceptível às mensagens do bloco, aquilo é uma “verdade” que sabe muito bem ler e ver. O bloco consegue assim, num simples cartaz, criticar o governo, a direita, os conservadores, os liberais, os EUA, a globalização, mostrarem-se como justiceiros, puros, prestidigitadores, sábios, inteligentes, descontraídos, divertidos…

Já PSD/PP pareceram esperar pelo PS. Acharam que o PS iria dar mais um tiro no pé, com uma mensagem qualquer desajeitada. Acertaram, e veio aquela ideia estúpida dos cartões amarelos. Foi fácil responder com a ideia, não menos estúpida, mas bastante apropriada dos cartões vermelhos. Já os cartazes no PCP não são estúpidos, são apenas tristes. Face a este panorama, se tivermos uma grande abstenção nestas eleições não vou ver isso como um sinal negativo para a democracia. Vou pensar apenas que ainda resta alguma sanidade aos portugueses.