terça-feira, maio 04, 2004

E é de futebol que nós (homens) gostamos (1)


Pretendia fazer um balanço desta época futebolística, assim estilo Marcelo Rebelo de Sousa, antes do Sporting-Benfica, no entanto atrasei-me. Posso adiantar que sou benfiquista e sócio.

Sobre o Porto não há muito a dizer. Mesmo que não ganhem mais nada, esta já será uma grande época, com o campeonato ganho, lugar na final da taça de Portugal e uma boa campanha na liga dos campeões. Mesmo que no ano passado tenham ganhado tudo, neste ano estão melhores.

O Sporting, com esta derrota, acabou por fazer uma época má, perdendo tudo o que havia para perder. Parece que as alianças e separações estratégicas com o FCP não tiveram o resultado esperado. Não me custa dizer que preferia mil vezes ver o Sporting campeão que o FCP, mas os sportinguistas terão de escolher definitivamente onde se querem colocar. Não me esqueço de no início da temporada ver inúmeros pares de sportinguistas e portistas juntarem-se uns minutos para falar mal do Benfica. Estes namoros, baseados num ódio comum, teriam de acabar mal.

O Benfica pode-se sempre analisar de duas formas. Pode ser da forma saudosista, vendo as glórias passadas e que ao Benfica só servirá a vitória na superliga, na taça e uma final na liga dos campeões. Esta falta de realismo (não há clube nenhum no mundo que tenha estes sucessos todos os anos) levou a decisões precipitadas e de vistas curtas. Ao procurar voltar-se aos velhos tempos só se afundava mais o clube. Por isso, ao invés de se verem todas as épocas como um “tudo ou nada”, melhor estratégia será dar pequenos passos de cada vez.

Convenhamos que a falta de dinheiro tem ajudado o Benfica. Não podendo comprar jogadores a torto e a direito, a equipa foi-se estabilizando. Os jogadores conhecem-se melhor, sentem-se uma equipa, apesar de algumas fragilidades. Camacho, cujo o meu entendimento parco sobre futebol não permite dizer ser um bom treinador ou não, tem conseguido dar uma boa atitude à equipa, não só em cada jogo mas também ao longo dos meses.

A época do Benfica dificilmente poderia ter sido mais azarada, com quase toda a equipa a ficar lesionada, alguns jogadores por muito tempo, a morte de Féher em campo, a perca inacreditável de pontos em alguns jogos por falhas infantis. Se agora estivessem em sexto ou sétimo lugar no campeonato até seria compreensível. Mas com o segundo quase seguro, a final na taça de Portugal e uma campanha europeia razoável, bem podem dizer que o Benfica se aguentou bem. A distância a que ficou do FCP terá de vista lembrando que a temporada nacional do FCP foi quase perfeita.

Ainda sobre o último Sporting-Benfica. Ouvi a primeira parte pela rádio e a segunda pela TV. Aparentemente os sportinguistas teriam razão para se queixar da pouca sorte, devido às várias ocasiões para marcar no início da partida. Pelo mesmo prisma, o Benfica já seria campeão nacional porque em quase todos os jogos tem mais ocasiões para marcar que o adversário. Mas bolas têm é que entrar na baliza. Se forem ao lado, aos postes ou ao alcance do guarda-redes, é porque o remate não foi suficientemente bom. E claro, é preciso saber defender. É por isso que a vitória do FCP não poderá ser contestada, mesmo que, para mim, os jogos do Benfica sejam bastante mais interessantes.