quinta-feira, dezembro 23, 2004

Razões para emigrar

Há certos momentos em que apetece emigrar. As razões são várias, como o previsível afundamento económico do país, quase certo nos próximos anos, ou notícias que em certas paragens as mulheres têm um pensamento mais liberal em termos de costumes, ou ainda por Portugal ser uma país sem sentido de humor.

Focar-me-ia neste último item. É impressionante como o humor de qualidade tem dificuldade em penetrar no nosso país. Numa estimativa tosca, diria que, se num país “civilizado” 10% compreendem uma piada inteligente, por cá essa percentagem não passará de 1%. É confrangedor ver em programas com público ao vivo, mesmo com audiências compostas por estudantes universitários, o riso só aparece nas coisas mais óbvias e boçais. Tudo o resto, por mais genial que seja, passa ao lado dos presentes.

Parece que somos um povo adormecido, independentemente do grau de instrução de cada um, só reagindo a determinados elementos pré-determinados. Uma anedota se não fizer referência a determinados grupos (louras, políticos, alentejanos, brasileiros, etc.) ou a determinadas situações (caserna, infidelidade, etc.) tem uma probabilidade quase nula de ser compreendida.

Mesmo hoje lia, no livro “A riqueza e a pobreza das nações” como os portugueses em poucas décadas passaram de um povo inovador e temerário, para um povo conformado e com medo de pensar, com a inquisição e o domínio da educação pela igreja. Em muitos domínios, ainda somos assim.

Não creio que tenhamos alguma falta de inteligência endémica. Se estimulados, conseguimos dar bastante mais do que se podia supor inicialmente. Isso explica o surgimento de algumas vagas de humor. Quando estimulados por alguns corajosos, os portugueses também sabem rir. Antes disso, fogem do humor, dizem logo à partida que não tem graça.

Mas mais que estas características, que se podiam dizer individuais (e cada um sabe de si e esses adágios), ocorrem fenómenos de grupo mais perversos. É bem notório em alguns grupos, em que alguém se destaca pelo seu sentido de humor. Mesmo quando consegue conquistar os outros com o seu humor, não deixa de ser alvo de algum escárnio por parte dos restantes, como se por ter sentido de humor fosse pouco credível (a seriedade é o oposto de humor, não é?). Mais que tudo, é inveja a funcionar. O medíocre que não tem coragem nem engenho para ver o humor na vida, não suporta que outros o consigam fazer.