Metabloguismo (1)
O que motiva um blogger? Essencialmente comunicar, penso. É extraordinário procurar algo na Internet, qualquer que seja o assunto já alguém se debruçou sobre ele e perdeu pelo menos algumas horas a fazer uma web-page. E para quê? Talvez só na esperança de pelo menos uma pessoa a ler.
Talvez a maior ânsia do ser humano seja mesmo comunicar, e não o sucesso, a vitória, a riqueza ou o progresso. Querem-nos vender as novas tecnologias mostrando que têm algo que as anteriores não tinham. Mas isso não cega. O sucesso das SMS é paradigmático. As mensagens de telemóvel utilizam recursos normalmente desperdiçados, mas por isso são limitadas, apenas se pode enviar umas palavras. Que sucesso poderia ter isto? Muito pouco, pensava-se há uns anos atrás. Mas esqueceram-se que mesmo umas escassas palavras permitem comunicar. E a comunicação, bem vistas as coisas, é o que de mais perto temos de um milagre. Não era à toa que povos antigos consideravam a linguagem uma dádiva dos deuses.
O blogger é um comunicador. Muitos são os colunistas dos seus próprios jornais, pretendendo substituir-se ou estar em pé de igualdade com aqueles que escrevem nos jornais “a sério”. E na verdade, a blogosfera vem a revelar-se na fonte de informação mais preciosa que temos. As filtragens são menores, não há tanto jogo de influências. Obviamente que um blogger dificilmente é totalmente imparcial. Mesmo que apenas diga aquilo que lhe pareça verdade, é quase sempre guiado por aquilo em que acredita, tendo uma tendência natural a esquecer as alternativas. Mas sabe que escreve para um público exigente, que o pode confrontar e pedir melhores explicações, provas, uma argumentação sem rodeios.
Mas é bom ter a noção, quanto antes, das limitações de um blog. Atenda-se ao caso do Abrupto, o blog nacional de maior audiência. Durante os vários meses de existência deste blog, foi consultado cerca de 300 mil vezes. Mas basta Pacheco Pereira ir uma vez à televisão para ser visto por um número de pessoas superior. É certo que as pessoas que lêem blogs terão um poder influência muito superior à média, mas por mais sucesso que um blog tenha, a esmagadora maioria das pessoas nunca o consultou e talvez nem faça ideia do que seja.
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