quarta-feira, novembro 12, 2003

Militares portugueses no Iraque


Este post é uma excepção porque falo de algo muito actual. Finalmente os soldados da GNR vão para o Iraque. A zona em questão parecia ser relativamente pacífica, até estes atentados recentes. Mesmo sabendo que todos são voluntários e que vários já estiverem recentemente em outros cenários de risco, a sua ida é algo que me deixa apreensivo.

Mas esta apreensão não é partilhada por todos. Já vi várias pessoas expressarem o desejo de que nenhum destes soldados volte vivo. E não eram coisas ditas da boca para fora por algum bronco. Eram pessoas cultas e inteligentes. Aparentemente, o ódio aos americanos e as certezas absolutas justificam tudo.

Não estamos sós, e em muitos países, soldados partem para um cenário de inegável risco. Os japoneses também vão para o Iraque, sendo a primeira intervenção militar que fazem depois da segunda guerra mundial em territórios que não os seus. Nessas alturas utilizam uma bandeira diferente.

Apesar de ter posições bem definidas sobre estes assuntos, tento me conter para não expor aqui. Acho incrível a ligeireza com que se defendem as convicções acima de tudo e contra todos, desprezando as vidas humanas que estão por trás.