quinta-feira, novembro 06, 2003

Serviço público (1)


FAÇA COMO A AVESTRUZ

Não há debate entre políticos em que não entre a frase: «Oh so’ tôr, não faça como a avestruz, que enterra a cabeça na areia!» Apesar de poucos acreditarem nos políticos, quase ninguém dúvida que a avestruz coloque a cabeça na areia. Mas que sentido tem isto? Nenhum. Trata-se de mais um item do dicionário de falsas crenças. É também um sinal de que se aceita tudo muito passivamente (os que protestam são por vezes os mais passivos…), sem questionar e sem pensar um pouco, porque é sempre uma boa muleta dizer uma frase “correcta” e ganhar alguma vantagem num debate de “ideias”.

A avestruz tem no mundo seu ambiente natural um comportamento que deu a origem a esta crença. As avestruzes, especialmente os jovens, na aproximação de um predador esticam o pescoço da direcção do solo. É muito provável que este comportamento se manteve por constituir uma vantagem evolutiva. Porque ao esticar o pescoço para baixo a avestruz cria uma camuflagem, sendo à distância confundida com um pequeno monte ou com um arbusto, o que seria impossível com o pescoço levantado. Mas se o predador se aproxima muito, a ave sai correndo velozmente (até 65 km/h).

Imaginemos uma avestruz na savana africana. Se a avestruz enterrasse a cabeça na areia, como o faria? Iria escavar um buraco no momento de ser atacada? Iria perder tempo e ser rapidamente capturada, e a espécie não chegaria até aos nossos dias. Outra possibilidade para salvar a teoria seria a avestruz procurar um buraco por onde colocar a cabeça. Mas não existe um buraco sempre disponível, e colocar uma zona frágil como a cabeça num buraco que pode estar habitado por uma serpente venenosa também não aumenta as possibilidades de sobrevivência.

A avestruz não é cobarde, como muitos sugerem. Se não conseguir escapar ao predador pela camuflagem ou pela fuga, então enfrenta-o directamente, usando o seu forte pontapé, que consta em certos relatos já ter matado leões. O facto da Avestruz ter chegado até aos nossos dias sobrevivendo num meio difícil é a prova das suas capacidades e não da sua estupidez ou cobardia. Então, siga o exemplo da avestruz! Faça tudo para evitar o conflito, mas se isso for impossível, seja o mais decidido possível.