terça-feira, fevereiro 24, 2004

Carnaval


Meti-me num curso de fotografia há uns meses atrás e a aula prática desta semana era fotografar o Carnaval. Não podendo ir ao Rio de Janeiro, tive mesmo que me ficar por paragens mais próximas. Na segunda fui a Sesimbra fotografar o desfile de palhaços. Parece que conseguiram o recorde, mais de 2400 palhaços. Mas quando se fala na maior concentração do mundo espera-se ver uma multidão a perder de vista, e o que se viu não foi assim tão impressionante. Talvez esteja a ser injusto, porque antes estive uma hora à chuva.

Vim agora do Carnaval de Setúbal, que não se realizava ao fim de 20 anos. Bem me esforcei para apanhar boas imagens, mas o que vi não me entusiasmou muito. Também agora percebo melhor que ser fotojornalista é complicado, porque não é fácil numa multidão enorme conseguir captar o essencial. A única coisa que me deu prazer fotografar foram as crianças pequenas que se divertiam mesmo. Deste ponto de vista, crescer e tornar-se adulto é perder qualidades.

P.S. Não sei se é bom sinal uma das últimas visitas a este blog ter vindo de um motor de busca procurando «como estimular a criatividade e inteligência de meninas de 5 anos».