sexta-feira, janeiro 30, 2004

Os cães e as cidades cruéis


Era para colocar um post sobre o aborto. Mas afinal fica um post muito mais singelo.

Tendo crescido no campo, uma das minhas angustias de criança era o percurso que tinha de fazer a pé entre casa e escola. Era inevitável percorrer locais em que cães soltos vinham ter comigo. Sendo bastante pequeno na altura, qualquer cão de média estatura me parecia enorme e ameaçador. Mas revelavam-se sempre inofensivos, aproximando-se para me cumprimentar e talvez ganhar algumas festas.

Nos meus primeiros contactos com a cidade, sem companhia, já estava prevenido sobre o comportamento das pessoas, todas desconhecidas umas das outras, com a ausência de cumprimentos. O que não esperava era uma acção dos cães idêntica. Já perdera o medo aos animais e agora tentava aproximar-me deles. Mas eles passavam por mim como se não me tivessem visto, frios e distantes.

O comportamento dos gatos também é semelhante, se bem que muitos gatos do campo também fujam por terem sido mal tratados. Mas nas cidades é raro encontrar um gato que não fuja e se esconda debaixo de um automóvel.

Se até os animais têm estes comportamentos nas cidades, como poderão os seus habitantes ser mentalmente saudáveis? Quando encontrar uma cidade em que os animais vierem ter comigo para lhe fazer festas, passará a ser a minha cidade de referência. Mas será difícil, agora que estão sujeitos à trela.