quarta-feira, fevereiro 04, 2004

Comunidades Invisíveis – O Livro


Surpreendi-me um pouco com a edição em livro do conhecido blog O Meu Pipi. Mas, pensando um pouco, é um natural aproveitamento dos posts do blog, a dar a conhecer a um público mais vasto, que certamente apreciará uma linguagem refinada sobre assuntos de sexo puro e duro. No entanto, a primeira coisa em que pensei foi, para quem vai ler o livro e nunca leu um blog, ficará com uma ideia completamente distorcida sobre a blogosfera.

A ideia de transformar blogs em livros não é nova. Pacheco Pereira já tinha mencionado a possibilidade de fazer um livro, ou vários, com o conteúdo do seu blog (Abrupto). Mas mesmo que vários bloggers com influência mediática viessem a publicar os seus blogs em livro, não passariam de árvores isoladas que não iram dar ideia de como é a floresta.

A blogosfera é uma comunidade pequena, apesar de poder parecer por vezes que já há “demasiados” blogs. Trabalho com muitos licenciados, que vivem no mundo dos computadores, mas quase nenhum deles alguma vez leu um blog, apesar de não se coibirem de terem opiniões “mázinhas” sobre o assunto. Só vejo quatro formas da blogosfera transbordar, de forma directa, para fora de si mesma. Uma é a publicação em livro de blogs isolados, como foi feito pelo Pipi. Outra, é a realização de estudos académicos sobre os blogs – pesados, minuciosos e que quase ninguém tem paciência para ler. Outra, talvez mais digerível, é a publicação de um trabalho jornalístico sobre blogs. No entanto, um livro desse género muito provavelmente iria apenas incidir sobre blogs de figuras mais conhecidas (que podem não ser os mais interessantes, não é?), procurando picardias e os posts sobre os assuntos quentes. Resta uma quarta possibilidade, a meu ver.

A última hipótese é a organização expontânea de vários bloggers (Comunidades Invisíveis), e decidirem eles fazer o seu livro, que espelhe um pouco o que é a blogosfera. De uma amostra de, digamos, 20 blogs, escolhendo os 10 melhores posts de cada, talvez se fizesse um bom livro. Haverá candidatas e candidatos por aí?

Vi agora numa livraria que O Meu Pipi já vai em 25000 livros vendidos...