segunda-feira, janeiro 10, 2005

Surto de loucura

Nos últimos meses tenho reparado, cada vez com mais intensidade, que as pessoas me parecem estar com comportamentos dementes. Não que seja algo demasiado óbvio, não vi nenhuma explosão de comportamentos bizarros e perigosos. Refiro-me antes à multiplicação de raciocínios sem pés nem cabeça, um pouco por todo o lado, e também nos relacionamentos entre pessoas em que se perdem as maneiras com muita facilidade e se passa ao insulto e se volta à normalidade como se nada tivesse acontecido.

Podem dizer que tenho andado desatento, que isto sempre foi assim, as pessoas têm defeitos e virtudes e apenas sofro de ingenuidade. Ou ainda que nada disto é correcto, nada de anormal se passa. Bem sei dos riscos de nos iludirmos e pensarmos sermos os únicos do pelotão a marchar direito, por isso tenho indagado várias pessoas para saber se têm sentido o mesmo. Com alguma surpresa minha, dizem-me que sim, que acham o mesmo.

Contudo, ter razão num caso como este não me deixa nada descansado. Não confondo momentos de non sense, que considero saudáveis, com a perda do sentido das coisas e dos limites. Nem consigo dar explicações racionais sobre algo que tem no irracional o seu cerne. Por isso, não vou adiantar muito sobre esta questão. Se alguém conseguir dar uma luz, não se faça rogado...