quinta-feira, novembro 13, 2003

Por caminhos politicamente incorrectos (4)


TEMOS O GOVERNO QUE MERECEMOS?

Costuma-se dizer que cada povo tem os políticos que merece. Para sustentar isto, dão-se exemplos simplistas: Os americanos idiotas têm o idiota do Bush; os arrogantes franceses o arrogante Miterrand; os italianos aldrabões o Berlusconi; os povos ignorantes de terceiro mundo governam-se com ditaduras brutais e corruptas, etc.

É uma visão simplista que tem a vantagem de catalogar tudo de forma rápida, fácil e definitiva. E com algum jeito ainda se dá o ar de perceber muito do que se fala. Sendo este um post incorrecto, permitam-me que seja também simplista, duro e implacável.

Teremos nós portugueses, actualmente, o governo que merecemos? Eu digo que não, mas até recentemente tivemos um governo socialista que era a imagem dos portugueses em muitos aspectos. Tratava-se de um governo fraco, sem rumo, de falas mansas. Um governo que gastava o que tinha e o que não tinha, nunca assumindo as suas responsabilidades e culpando sempre algo exterior para esconder os seus erros. Um governo cobarde, de ideologia “Quanto menos me mexer melhor”.

Os portugueses não merecem este novo governo, que os supera em muito. Este governo tem um rumo, uma ideia para o país (que até pode estar errada). Não tem medo das críticas, tem coragem para mudar, trabalha, e não diz apenas as coisas bonitas e estéreis que todos querem ouvir.

Na verdade, o que os portugueses mereciam deste governo já não lá está – os ministros que se demitiram! O que tinham das contas escondidas, os das cunhas. Estes sim, são à imagem dos portugueses. Também o ministério da cultura faz parte deste leque – não existiu até aqui, mas até este nos desilude porque já se anunciaram maiores investimentos nesta área no próximo orçamento de estado.

Este governo não pode ganhar as próximas eleições. Corre-se o risco de Portugal perder a sua entidade. Quem quer isso? Estávamos tão bem no nosso canto aconchegados às nossas ilusões…