sexta-feira, janeiro 16, 2004

O melhor blog do ano – Kafkiano


Não é nada do meu género fazer avaliações do ano que acabou, até porque, como já disse, este fim de ano é artificial e não é o fim de nenhum ciclo importante para a maior parte das pessoas. Por outro lado, classificar os blogs, dividi-los por categorias e depois atribuir os “prémios” àqueles blogs mais conhecidos, parece-me um exercício pueril. Mais, para quem não sabe o que é um blog (mais de 90% dos portugueses) e vai partir à sua descoberta por estas alturas, vai achar completamente ridículas estas classificações. Mas, quando há algo excepcional, até eu abro uma excepção.


Para mim o melhor blog do ano foi o Kafkiano. Não conheço pessoalmente a autora nem ninguém me pediu para elogiá-la. Não é o primeiro blog que leio todos os dias nem sequer o leio diariamente. Prefiro o ler espaçadamente, quando tenho a disposição correcta para assimilar as palavras. Classifico-o como o melhor blog do ano porque é o único, dos muitos que já li, em que cada palavra e cada imagem são importante. A autora mostra o seu talento nato (seguramente também com muito trabalho para ter chegado até aqui) em cada post, sempre imprevisível, em que o brutal e o subtil se mesclam de forma encantatória. Há muitos blogs que leio com agrado, que me são fontes importantes de informação, conhecimento e diversão. Mas o kafkiano é o único que realmente me impressiona.