segunda-feira, março 14, 2005

Um mundo em mudança (2)


O PECADO DO CONSUMISMO

A internet, ou generalizando, as redes de computadores, que tenderão a incluir outros equipamentos, como telemóveis, televisões e tudo mais, promovem a mudança de uma série de hábitos. Identifico as principais mudanças nos hábitos de comunicação e nos hábitos de consumo. Neste post falarei destes últimos.

Nem tudo dá jeito comprar pela net. Vestuário, calçado, jóias, alimentos, são coisas que gostamos de ver e experimentar antes de comprar. Seria necessário criar uma grande confiança para os consumidores optarem, em grande escala, por este tipo de compras. Contudo, em outros ramos, a internet começa a ser “a loja” por excelência. Por exemplo, há já muitas pessoas que só compram equipamento fotográfico desta forma. Mas talvez mais susceptível de provocar alterações sociais seja a disponibilidade de comprar livros e outros produtos de cultura.

As nossas pobres livrarias, com tão pouca escolha disponibilizada, ficam a uma distância inacreditável das opções disponibilizadas por certos sites, como o amazon. Mais que isso, se ainda pudéssemos dizer que tínhamos poucos livros, mas bons, ainda seria outra coisa. Mas temos poucos e, em geral, de fraca qualidade. Penso que a fraca qualidade das nossas livrarias se deve a dois factores. Por um lado, o país é pequeno e torna-se pouco viável fazer edições de certos livros que nunca irão para o grande público. Por outro, as próprias editoras parecem-me pejadas de incultos que nem sequer sabem quais são as obras de referência dentro de cada temática.

Com a possibilidade de adquirir quase todos os livros pela internet, ainda por mais a preços mais acessíveis, possibilita-se a criação de elites um pouco mais cultas. Um país que ficou fechado para o mundo durante meio século, limitou-se a criar a elites dos poucos (privilegiados), quase sempre empurrando os bons para fora ou para baixo. Penso que estamos numa boa altura para começar a inverter, de forma decidida, esta tendência.

(Cont.)