terça-feira, março 15, 2005

Um mundo em mudança (3)


FAZER O MESMO DE SEMPRE COMO SE FOSSE COISA NOVA

O desenvolvimento da internet é curioso a vários níveis. As redes de computadores começaram a ser usadas por militares e pelas universidades. Em ambos os casos, havia um certo elitismo. Os primeiros utilizadores da internet foram, naturalmente, aqueles que já utilizavam as redes de computadores anteriormente, e que tinham um certo sentido de chauvinismo, de acharem que aquilo era só deles e os que aderissem deveriam seguir um certo código de conduta. Alguns, consideravam blasfémia pensar utilizar a internet para razões comerciais. Hoje em dia, estes preconceitos parecem ridículos. Como pode alguém com uma colher suster o caudal do Amazonas?

Mas outra ingenuidade foi pensar que a internet trazia uma série de possibilidades até aí nunca imaginadas. Até certo ponto, isso é correcto. Mas se olharmos para o que é a essência das actividades, o que encontramos na net? Comércio, informação, conhecimento, divertimento, comunicação. Ou seja, nada que não existisse antes. A novidade está na forma como se faz, na facilidade, até onde se pode ir, o que se pode descobrir.

Impressionante é a forma como há tantos e tantos sites que, a troca de nada, disponibilizam valiosas informações. Bem sabemos que há que saber destrinçar o trigo do joio, mas hoje em dia, de forma quase instantânea e gratuita, podemos recolher informações que antes poderiam levar meses a reunir. Seja qual for o assunto, alguém já lembrou-se de fazer um site sobre a matéria. Sites como o Projecto Gutemberg já reuniram milhares de livros. Podemos encontrar toda uma panóplia de informação que nos permite fazer escolhas de férias, hábitos alimentares, saúde, viagens, equipamentos vários. Há mil e um locais que nos ensinam a fazer o que quer que seja. Hoje em dia, só é ignorante quem quer.

Obviamente que não se pode aprender tudo pela net. Não podemos encontrar aí tudo o que se encontra em certos livros, mas o contrário também é verdade. E tal como os livros, a net não substitui o contacto pessoal, mas pode levar a ele, como abordarei mais à frente.

(Cont.)