quinta-feira, março 17, 2005

Um mundo em mudança (4)


COMUNICAÇÃO VIRTUAL

As comunicações à distância oferecem novas possibilidades de comunicação. Mails, blogs, chats, fóruns, produtos tipo messenger. Destas, o mail é aquela que mais facilmente se enquadrou nos nossos hábitos, a tal forma da designação e-mail ter evoluído para mail de forma natural (e eu nem me preocupo em colocar os termos em itálico). Para além da rapidez da comunicação, o mail forneceu toda uma outra panóplia de possibilidades. Deixou de ser uma forma de comunicação de um para um, mas passou a contemplar a possibilidade de integrar uma cadeia, em que em cada envio podem existir vários receptores. Desta forma recebemos anedotas, fotos, avisos, mas também publicidade, mensagens paternalistas e tudo mais.

Apesar do mail estar bem instalado nos nossos hábitos, especialmente nos casos de trabalho, em termos de riqueza de comunicação deixa um pouco a desejar. Para isso foram inventados vários cafés virtuais, onde podemos ir lançar um pouco de conversa. Os fóruns são cafés virtuais elementares, porque se baseiam num determinado suporte prévio. Os fóruns comentam jornais ou uma determinada temática, podendo ser muito úteis, pela partilha de experiências. Os blogs são uns cafés especiais, por terem proprietário bem identificado. A sua expansão tem sido notável, mas a sua influência para além da blogoesfera ainda é reduzida. Essencialmente, os blogs são um mundo ainda por descobrir para grande parte da população, mesmo aquela que utiliza outros meios de comunicação de última geração.

As aplicações tipo chat são um mundo novo, em que a possibilidade de desenvolver relações, de grupo ou a dois, é quase infinita. Certas salas formam autênticos lugares de encontro para grupos de pessoas, que falam de todos os assuntos, a maior parte das vezes de forma anárquica. Ao contrário do que alguns preconceitos fazem pensar, a maior parte das pessoas que frequentam chats não vai lá para arranjar parceiros sexuais. Contudo, a simultânea distância e proximidade conferida pelas conversas em privado pode criar relações muito fortes e apanhar pessoas desprevenidas. Um sintoma de que a relação entrou já num certo patamar de intimidade e confiança é quando se adicionam os endereços no messenger. Os contactos, em certa medida, tornam-se prisioneiros uns dos outros.

(Cont.)