sexta-feira, novembro 25, 2005

Politicamente nulo

Existe uma grande desorientação no mundo ocidental, que procura valores para se reger e, não os encontrando, deixa-se cair no politicamente correcto. Isso vê-se na forma de tratar as minorias. A intelectualidade bem pensante confunde a não-discriminação das minorias com a discriminação positiva. Vejamos duas hipóteses de tratar a discriminação em relação aos homossexuais, mas poderia ser em relação a qualquer outra minoria:

Hipótese 1: "Não se deve criticar um homossexual só pelo facto de o ser."

Hipótese 2: "Se é homossexual, não se pode criticar."

Para muitos, é apenas uma questão de palavras e as duas hipóteses são iguais. Outros sabem perfeitamente que as duas frases exprimem atitudes bem diferentes, mas preferem a segunda. Não sei o que os anima, se um sentimento de culpa, se uma tentativa de se mostrarem muito progressistas. Para mostrar ainda que são “muito à frente”, elogiam os homossexuais só pelo facto de o serem. Pela coragem, pela maior sensibilidade, por outros mitos que se foram espalhando. Na realidade, são tão tacanhos como o grunho que grita impropérios contra a “maricagem”. Para mostrarem que não discriminam (num sentido), acabam por discriminar ao máximo (noutro sentido). Pensam, ainda, que estaão assim a mostrar as suas ideias sobre assunto, mas não percebem que revelam apenas a falta de amor próprio.


(ver mais)

segunda-feira, novembro 14, 2005

Procissão comercial

Enquanto a santinha se passeava pelas ruas de Lisboa, estava eu na mesma cidade resguardando-me do frio no centro comercial das Amoreiras. Não fosse o mau tempo, ainda poderia ter alguma vontade de ir fotografar este evento pagão, de um calibre que já começa a ser raro no mundo ocidental. Num mundo com mais liberdade, a liberdade dos outros começa a desinteressar como assunto, preferindo o egoismo do capitalismo quando bem acompanhado de calor humano por perto...

(ver mais)